quarta-feira, agosto 15, 2007

李振藩 CAPITULO LXXIX: menos 5

Mianyang, 15 de Agosto de 2007,
Farto-me de queixar dos chineses. Povo sem moral, sem valores, individualista, uns arruaceiros, porcos, enfim, so coisas mas.
Acabei de chegar de jantar. Estou responsavel por um projecto ca e vim "visitar" o sitio durante 3 dias, basicamente conhecer o mercado, visitar distribuidores, armazenistas, supermercados de vao de escada e casas de consumidores para tentar perceber como e que damos a volta ao negocio nestas paragens, porque efectivamente podia estar a correr melhor.
Tem sido avassalador. Sinto-me pequeno. Pela escala e pela circunstancia. Sao diariamente 10 horas a ouvir falar em chines e provavelmente pouco mais de 5 minutos a retorquir. Mas estes 5 minutos sao uma eternidade e deixa-os incredulos. Nao e nada de especial, confesso, mas o facto de ser o primeiro estrangeiro da Unilever a vir a estas paragens e por isso mesmo tambem o primeiro a tentar balbuciar algumas palavras na lingua deles, deixa-os orgulhosos. E deixa-me orgulhoso. Acho que por isso mesmo, fui o convidado de honra no jantar. Direito a lugar de destaque, a brindes individuais (com baijiu, 50 graus de alcool), a saudacoes e a agradecimento pela vinda. No final, as despedidas, com troca de telefones e a promessa de que querem ir ai conhecer o pais onde nasceu o Da Gama e o Magalhaes, o Figo e o C.Ronaldo.
Cheguei ao hotel e para tirar o cheiro de baijiu e das carnes de porco do hotpot, decidi ir tomar um duche. A campainha toca e ainda de toalha enrolada abro. Sao novamente os tipos das vendas, com o assistente e mais o distribuidor. Vem com um embrulho na mao e entregam-mo. Agradeco 1001 vezes mas e ma educacao abrir a frente deles. Fecho a porta e lentamente desembrulho-o. E um quadro grande, com um galo bordado. E parece o de Barcelos...
Um destes dias dei por mim a pensar em enviar 1.3 bilioes de chineses para Portugal, ver se aprendem a arte do bem receber. Passa se faz favor a 1.299.999.995.
Desde tras do sol posto, aquele abraco virtual,
HuiYi Si

Sem comentários: