terça-feira, abril 15, 2008

李振藩 CAPITULO CXII: marketing não-convencional

Das coisas que mais prazer me dá em trabalhar na China é saber que aqui tudo é possível. Por mais merda que eu possa fazer neste país, enquanto marketeer, sei que haverá sempre alguém a fazer pior. Aliás, essa é a outra coisa que realmente me dá prazer em trabalhar aqui: é que a noção de pior (ou de melhor, para os positivistas) não existe. Aquilo que se ensina nas escolas na Europa ou que se pratica nas melhores empresas americanas e que se transforma mais tarde em case studies, não passa efectivamente de balelas e hoje, mais do que nunca, estou convencido de que com meia-dose de pragmatismo qualquer um faz marketing.

Ontem fui às compras ao Carrefour e dei de caras com esta promoção estonteante: compre este anti-traças leve grátis uma pasta de dentes Colgate. Para meu espanto, estes tipos - uma marca que desconheço - estão a vender que nem pãezinhos quentes. Talvez afinal eu não seja feito para isto.

Aquele abraço segmentado, com posicionamento correcto, localizado na matriz BCG e com spot na televisão,

司辉 逸


2 comentários:

Simãozinho, o Bife disse...

Que diria o grande Eduardo Correia sobre esta estratégia tão ousada? :P

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.