terça-feira, março 13, 2007

李振藩 CAPITULO XXIV: Mãe, o que é hoje o jantar?

Ja não é a primeira.Nem a segunda.Nem a terceira vez. Tenho vindo a fazer menções a comida em quase todos os posts. Às vezes tenho receio que este blog se possa estar a tornar num livro de receitas ou numa espécie de programa culinário. Quase todas as conversas ao almoço falo de comida. Penso em comida durante a manhã. À tarde. Quando durmo. Sonho com comida. Quem me conhece bem sabe que sou fanático por comerzainas. E como qualquer fanático, reservo-me o direito de alguma bipolaridade gastronómica: quando não gosto não toco. Quando gosto, venero! É uma mistura de amor à primeira vista com um toque de sex-appeal, um fenómeno de água na boca permanente.

Desde pequeno que em casa há uma frase que a minha mãe ouve repetidamente, todos os dias: o que é hoje o jantar? Tornou-se um acto reflexo que condiciona o meu dia-a-dia. Todos os dias havia uma resposta. Algumas vezes magnífica. Algumas vezes má. O estranho era que esta resposta tinha efectivamente o dom de poder tornar o resto do meu dia mágico ou, em oposição, trágico. Durante o primeiro mês na China receei sinceramente que a minha paixão por sentar-me à mesa durante 3 horas, partilhar uma refeição com amigos, brindar com um bom vinho e desdobrar uma boa conversa estivesse à beira de ser exterminada. A distância de Portugal, a diferença de costumes alimentares, a inexistência de um restaurante português decente, os ingredientes, a ausência de sabores mediterrânicos, enfim, tudo um pouco, estivesse a colocá-la em risco.

Hoje acordei a pensar que o caso é bem mais grave. Acho que estou a tornar-me obsessivo.

Mãe, o que é hoje o jantar?

6 comentários:

Anónimo disse...

Tás melhor da hou long? Acho que foi de engolir em seco|Nada que não passe com um belo niu pai com ji dan a cavalo e ma lin shu fritas e muita muita molhanga!
Zai Jian

rpb disse...

ayi, nao sei quem es nem sequer se estas por Shanghai, mas posso pedir-te que cozinhes as 3f e 5f?;)Comidinha portuguesa!
66 QingDao Lu, Bld 8, Apt2202.
Aguardo resposta. ;)

Anónimo disse...

Ni hao? Zao shang hao, peng you!
Oh coitado, nem 3as nem 5as me será possível ir aí à lian no Qing Dao Lu! Mas estou disponível quase todos os dias na net para ajudar na culinária (excepto para a semana, vou estar fora). De qualquer maneira nunca, nunca cozinharia tão bem como a tua Mu qin! Zai Jian
Wo shi
A yi

Anónimo disse...

Meu amigo, podes sempre, para alem de escolheres, por em prática o que aprendeste nos teus cursos de culinária!!!

SANGRIAman disse...

Conseguiste com algumas frases captar a essencia do apreciador de comida. E essa bipolaridade esta presente em todos eles.

Espero que encontres um cantinho que sirva cozido e batatas com "bacalau".

Abraço

Anónimo disse...

Acerca de "mãe o que é hoje o jantar" muitas vezes a sua mãe me perguntava : Dr. O que vai fazer hoje para o jantar? Depois eatavamos a conversar sobre os nossos filhos . Uma vez dei-lhe uma receita de pataniscas que a familia apreciou.

Um abraço