segunda-feira, março 12, 2007

李振藩 CAPITULO XXIII: Beijing

Today your dream will come true, disse o guia de 5 em 5 minutos, numa atitude claramente despojada de qualquer contra-pedantismo. Começou às 8 da manhã. Só parou às 17h, quando lá cheguei.

Sexta quase perdi o avião. Sabia que às 19h30 saía de Hongqiao o vôo UH2142 com destino a Pequim. Uma cidade que é do tamanho do Algarve, mas com 10 milhões de pessoas. O fim-de-semana seria mais curto que o normal, porque estas mini-viagens passam sempre a correr. Mas ia ser certamente intensa. Na minha cabeça reservei sábado para ver Tian'an men e a Cidade Proibída, que se estende nas costas de Mao.

No Domingo, my dream will come true. A Grande Muralha da China, mais de 5 mil km que levaram séculos a construir. Impressiona pela dimensão mental - porque da dimensão total nunca nos conseguimos aperceber - pelas imagens que desde criança me habituei a ver e pelo significado que representa para este povo.

Lá em cima, não consegui parar de pensar no que passará pela cabeça dum homem quando toma a decisão de construir uma coisa destas. Não encontrei resposta, mas provavelmente terá sido parecido com o que passou na cabeça de quem, uns séculos mais tarde, decidiu que queria ir à conquista do Mundo, sempre por mar. Ao fim de menos anos, de mais de 5 mil km, e de umas tantas conquistas, "chegou" à China. E viu provavelmente o mesmo que eu.

P.S.:pt.wikipedia.org/wiki/Muralha_da_China

5 comentários:

Anónimo disse...

...Tambem espero um dia ver o mesmo que tu viste... :)
Beijinhos
Ines

João Loff disse...

Fotos e descrição absolutamente fantásticas!

silvinha disse...

O Joao tmb foi? Wheres Waldo

Anónimo disse...

Nunca ouviste o ditado Inglês: the way to a man is through his stomach! Ni e ma? Tenta aprender a cozinhar,consulta as tuas receitas preferidas na net, adapta-as aos produtos locais, procura outros no Carrefour e se fores tão bem sucedido como tens sido com as fotografias.... consolas-te! Mas tás tramado, nunca mais te largam a porta!
Min tian jiau
A yi

Anónimo disse...

Claramente fascinante!