segunda-feira, março 26, 2007

李振藩 CAPITULO XXIX: Laoxie

Há pessoas de quem, depois de as conhecermos, jamais nos poderemos separar. O Laoxie é uma delas. Depois de dois meses a partilhar com ele o nosso espaço, estou certo que o levarei para onde quer que esta jornada prossiga.

Antes de mais, é uma figura ímpar. Estava habituado a conhecer "mulheres-a-dias". O Laoxie é um "homem-a-dias". O nosso mordomo, como gostamos de o chamar. Trabalha cá em casa três vezes por semana. É perito em deixar o Apartamento 2202 da Qing Dao Lu a parecer um hotel de 5 estrelas: limpa, lava a roupa, passa a ferro, arruma a roupa nos armários correctos e, o melhor de tudo, faz a melhor comida chinesa de Shanghai. Ás 2ªs e 4ªs é certinho! Basta dizer se queremos carne ou peixe, de que tipo, e o "homem" cozinha que é um "disparate". Mais impressionante: tudo isto por 1.5eur à hora.

Hoje deixámos recado para que fizesse uma "saladinha de frutas" com o "material" que tínhamos comprado no Carrefour neste sábado. Pensava que tínhamos sido claros. Cheguei a casa e em cima do prato que jaz na bancada da cozinha estão meia dúzia de laranjas e maçãs, aparentemente acabadas de lavar.

Não é uma salada. É um truque qualquer.
Laoxie, volta que 'tás perdoado.

Aquele abraço,

Huiyi Si


Sem comentários: